Como vencer a falta de ar por ansiedade?

Está sendo cada vez mais comum encontrar pessoas que relatam a falta de ar por ansiedade, e nós conversamos no artigo anterior (LINK DO ARTIGO 2) sobre a relação entre esses dois.

A precipitação e diversos tipos de medo podem ser estimulados pela falta de ar, resultando em quadros de ansiedade mais elevados e difíceis de tratar.

Esse é o caso de pelo menos 27 mil professores da rede estadual de ensino de São Paulo de Janeiro a Setembro de 2017. Em geral, os transtornos mentais são responsáveis por cerca de 36% dos afastamentos desses profissionais.

Em entrevista ao Jornal Nacional em novembro de 2017, a professora Márcia Castilho conta que tirou três licenças apenas no ano de 2017 para tratar distúrbios, como a depressão e ansiedade.

Uma situação complicada

“Tudo dentro de você está tremendo, você tem falta de ar, aquela coisa que você não consegue respirar muitas vezes, a glote chega a fechar, é complicado”, comenta a professora afastada.

A violência e o desrespeito em sala de aula levam inúmeros professores a desenvolverem transtornos mentais e comportamentais no Brasil. Muitos entram na sala de aula já em pânico de que possa acontecer alguma coisa ruim consigo e com seus alunos.

No entanto, essa rotina vai muito além dos educadores da rede pública. Profissionais dos mais diversos setores vêm sofrendo o mesmo problema. E a grande questão é: como vencer a falta de ar por problemas como ansiedade e pânico?

Confira a seguir algumas dicas eficazes e práticas para vencer ou controlar a falta de ar por ansiedade no seu dia a dia!

1 – Controle a sua respiração

Conscientizar a sua respiração pode ser uma ferramenta para eliminar a falta de ar por ansiedade. Inspire e expire observando o máximo de órgãos que trabalham nesse processo, de forma lenta e gradual, colocando um intervalo curto entre os ciclos.

Você pode inspirar pelo nariz, por 3 segundos e encher a sua barriga. Segure o ar inspirado por pelo menos 2 segundos. Expire todo o ar pela boca, esvaziando a barriga no período de 5 segundos. Aguarde mais 2 segundos e inicie a respiração novamente.

2 – Regule a sua respiração

Regular a respiração significa adequá-la. Infelizmente, isso não se faz apenas nos momentos de crises de ansiedade. É necessário fazer atividades leves, como caminhada e corrida menos intensa durante a semana.

Isso irá reduzir significativamente a falta de ar por ansiedade, já que exercícios físicos facilitam que o sistema límbico tome controle do organismo. Com isso, o corpo passa a desenvolver uma respiração mais adequada para as suas atividades diárias.

Ah, é importante você saber que, além desses exercícios, existe um passo a passo de como fazer alguns outros tipos de respiração que podem controlar esses sintomas. Acesse gratuitamente este guia por aqui.

3 – Entenda a relação entre falta de ar e ansiedade

Ataques de pânico e crises de ansiedade geram uma sensação de alerta no corpo, como uma espécie de ameaça por perto. Isso leva o seu diafragma a funcionar de maneira inadequada, já que a pressão sanguínea aumenta.

Para evitar isso, procure não ficar pensando na respiração em momentos críticos e estressantes na sua rotina e apenas tente controlá-la. A solução é simples, mas exige trabalho duro…

Superando a falta de ar por ansiedade

Se assim como milhares de pessoas, o seu desafio hoje é vencer a falta de ar por ansiedade, talvez seja o momento de realizar algumas mudanças de hábitos. Esqueça de frases como “não seja ansioso” e “viva o presente”, elas não adiantam.

É importante que você elimine os sintomas que te fazem sentir falta de ar, tensão, dificuldade de falar em público, entre outros. Neste sentido, o ideal é regular a sua forma de respirar visando lidar melhor com situações diárias de ansiedade e estresse.

Para te ajudar com isso, organizamos um material exclusivo direcionado às pessoas que desejam superar a falta de ar por ansiedade e ter uma vida mais saudável e equilibrada. Quer dar uma olhada e ver como funciona na prática?

Acesse o e-book gratuito que te ensina exercícios de respiração eficientes para melhorar a falta de ar e se livre desse problema o quanto antes!